8 dicas para aumentar sua produtividade no homeoffice

Desde a pandemia o modelo de trabalho em homeoffice se tornou bastante comum. É bem disputado a opinião de quem aprova e quem não se adapta ao modelo. Por outro lado, a dúvida de ambos os grupos é como manter a produtividade estando em casa?

Nesse texto vamos separar algumas dicas práticas de como ser produtivo no homeoffice usando estratégias e ferramentas que te ajudem nesse caminho.

Prós e contras do trabalho remoto

Primeiramente, o formato de trabalho homeoffice conta com algumas vantagens e desvantagens. Uma das principais vantagens é a liberdade de horários e flexibilidade que essa modalidade oferece. Além do mais, a qualidade de vida trabalhando em casa aumenta consideravelmente, afinal, é mais fácil estar perto das pessoas que gostamos.

Porém, tudo é uma questão de disciplina. Porque essa liberdade pode gerar uma mistura de lazer e trabalho, falta de rotina, muitas horas de trabalho e, no final, suga a liberdade que existe no modelo.

Também há o caso de quem está acostumado a trabalhar em equipe ou até mesmo em ambientes cheios. Dessa forma, sentem um pouco de solidão ou desanimo no trabalho. Causando a redução da produtividade no homeoffice.

Como aumentar a sua produtividade no homeoffice?

8 dicas para ser mais produtivo no homeoffice

1. Defina um horário de trabalho

Apesar de o trabalho homeoffice ser bastante flexível, estabelecer horários e criar uma rotina é indispensável. Então,sem ter clareza da hora de início e fim, você pode se perder no dia a dia e afetar sua produtividade.

Por outro lado, mesmo que você goste da flexibilidade de horário, não ter isso determinado pode fazer você trabalhar mais do que deveria. Dessa forma, também é válido informar a quem divide a casa com você sobre seus horários.

2. Reserve um espaço de trabalho

Trabalhar em casa também oferece a flexibilidade de espaço. Entretanto, não ter um espaço reservado para seu período de trabalho impactará sua produtividade no homeoffice.

Por isso, o ideal é ter uma escrivaninha, uma mesa ou um escritório mais silencioso. Um lugar que você possa trabalhar com concentração e foco.

3. Tenha um planejamento

O dia a dia pode ser mais tranquilo e produto quando se sabe por onde começar e onde se quer chegar. Por isso, por mais difícil que seja, vale criar um cronograma ou uma agenda com seus compromissos do dia.

Dessa forma você poderá separar as atividades por dia e semana, deixando-as nos períodos determinados. Assim, aumentando a sua produtividade no homeoffice.

4. Prepare-se para trabalhar

Aqui, além de organizar seu dia, arrume-se. Dessa forma, sua mente entende que, de fato, você está pronto para trabalhar. Vista-se como se estivesse indo para o escritório.

Ficar de pijama o dia todo é um hábito que reduz a sua produtividade e os seus resultados. É claro, não há necessidade de usar terno e gravata diariamente. Mas use roupas confortáveis e para a ocasião.

5. Respeite o horário da jornada de trabalho

Para ser produtivo é necessário disciplina. Por isso, durante a sua jornada de trabalho – naquele tempo que você determinou – você precisará abdicar de algumas coisas. Redes sociais, vídeos, TV ou qualquer coisa que atrapalhe sua concentração precisa ser eliminado.

Em contrapartida, há quem goste de trabalhar ouvindo música, por isso, opte por músicas que ajudem no foco e na sua disposição de trabalho.

6. Faça pausas ao longo do dia

Quando estamos no escritório é comum que as pausas no trabalho sejam respeitadas. Porém, ao estar em casa, muitas vezes, nos culpamos ou deixamos de fazer esse break para continuar produzindo.

O problema é que sem descanso nossa mente trava, e isso pode impactar diretamente sua produtividade e até mesmo seus resultados. Por isso, faça pausas ao longo de dia de 5 a 15 minutos, tome uma água, relaxe, alongue seu corpo e volte ao trabalho. Relaxar ajudará a aumentar a produtividade no homeoffice.

7. Separe a vida pessoal da profissional

Tente manter o foco no trabalho na hora determinada e lide com seus assuntos pessoais fora dele. Por mais difícil que seja, será uma ótima forma de garantir sua produtividade.

8. Use ferramentas para gerenciar seu tempo

Usar ferramentas no seu dia a dia pode te ajudar a organizar o seu dia. Ferramentas como Monday e Trello são ótimas para checklists de produtividade e itens a fazer. Ter o apoio do Google Agenda também é uma ótima forma de gerenciar seu tempo e organizar reuniões e compromissos.

Muitas pessoas usam cronômetros para auxiliar na rotina do dia a dia e no tempo de concentração vs. tempo de descanso. Pode ser útil para você também.

Precisa abrir um CNPJ? O Grupo Prímor te ajuda!

Muitas empresas pedem que os prestadores de serviço possua empresa aberta para emissão de nota referente ao salário. Por isso, nós te auxiliamos nesse processo. Primeiramente identificando em qual tipo de regime tributário você pagará menos impostos através de uma consultoria especializada. Além de definir em qual tipo de empresa você se encaixa.

Fale com nossos consultores e resolva isso agora. É rápido e sem burocracias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.