Gestor de Tráfego: entenda como se profissionalizar

O gestor de tráfego é responsável pela geração de resultados no marketing digital através da mídia paga. Uma profissão em ascensão que gera muitas dúvidas sobre os ganhos desse mercado. Ele é o responsável pela compra de cliques em canais pagos, como Google e Social Ads (Linkedin, Instagram, Facebook, etc.).

Além de ser importante em campanhas de atração, o gestor de tráfego fará o gerenciamento dos orçamentos disponibilizados pelos cientes.

Existem muitas dúvidas sobre o mercado de atuação, plataformas gerenciadas e como entrar nesse ramo. Por isso, vamos esclarecer o que o gestor de tráfego faz, como atua e como você pode construir o seu próprio negócio sendo um.

O que faz um Gestor de Tráfego?

O gestor de tráfego é responsável por gerar tráfego para um site ou plataforma. Esse tráfego é feito de maneira paga, por isso, os gestores precisam possuir um bom olhar analítico para lidar com os orçamentos de campanhas.

Por outro lado, o gestor também terá a incumbência de gerenciar os dados e mostrar os resultados das estratégias aplicadas. Além de ser estratégico ao dar novas opções e direcionar o tráfego para o melhor resultado possível.

Além disso, é necessário enxergar as possibilidades de crescimento para cada tipo de negócio. Assim, realizará otimizações que trarão resultados de fato. O gestor de tráfego precisa ser alguém com conhecimento em marketing digital, conhecimento do nicho que atua e também sobre ferramentas de Ads.

Como funciona o trabalho de um Gestor de Tráfego?

Primeiramente, ele usará as ferramentas de marketing atuais. Qualquer plataforma, buscador e site que, seja uma vitrine com potencial de audiência, pode ser administrada por este profissional.

Por outro lado, o mercado de gestão de tráfego é bem amplo e cada profissional pode traçar uma estratégia de trabalho. Existem muitos gestores que além de gerenciar os anúncios, também montam as copys dos anúncios e dão orientações para o cliente. Entretanto, o foco do gestor sempre será desenvolver o planejamento, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga. Além de fazer a gestão das verbas das contas de anúncios e procurando oportunidades de melhoria.

O gestor de tráfego precisa possuir um perfil analítico. Afinal, ele será responsável por analisar o desempenho das campanhas e do seu impacto nas estratégias de marketing. Lembrando que essas funções podem variar conforme a necessidade ou momento do profissional.

A importância do Gestor de Tráfego no mercado atual

O gestor de tráfego é indispensável para qualquer estratégia de crescimento no digital. Afinal, na campanha de atração o gestor trará um tráfego maior para o site ou plataforma. Além de definir o que está certo e o que pode melhorar.

É importante ressaltar que o sucesso da campanha desenhada pelo gestor é impactada diretamente pelo valor investido.

Nos últimos tempos as empresas perceberam que para obter resultados palpáveis no digital exige investimento. Existem quem pague para aparecer, por isso, o orgânico diminuiu o seu impacto. Por outro lado, apesar dessa área estar em ascensão, os profissionais que realmente geram resultados estão cada vez mais escassos.

Tipos de Gestores de Tráfego

O gestor de tráfego pode ser especialista em alguma frente ou generalista. De qualquer forma, quanto mais valor você puder agregar ao seu trabalho, melhor para o seu sucesso. Seja um profissional especialista, porém, multifuncional, entregando além do solicitado pelo cliente.

Os tipos de gestores de tráfego são bem amplos. O profissional pode trabalhar com Instagram, Facebook Ads, LinkedIn Ads ou Google Ads. Cada plataforma dessa possui um formato de gerenciador de anúncio, além de ter uma precificação. Há também a questão que cada negócio tem um tipo de estratégia de tráfego. Por isso, você precisa saber direcionar o seu cliente.

Além disso, como dito anteriormente, o gestor pode atuar na criação de copys para os anúncios.

Como se preparar para ser um Gestor de Tráfego?

Hoje qualquer pessoa pode se transformar num gestor de tráfego. Com o mercado cada vez mais aquecido para esta profissão, a demanda por gestores vem aumentando. Por isso, é crescente o número de cursos que ensinam técnicas para otimização de campanhas dentro do Google Ads, Instagram ou Facebook Ads, bem como os específicos para cada ferramenta.

Mas, além de possui certificações, é indispensável que você como gestor ou aspirante a gestor de tráfego tenha um perfil analítico e goste de gerenciar dados. Afinal, o gestor lida direto com números e orçamentos. Então, é primordial que baseie as estratégias para o cliente baseado em dados. Gerando assim, os melhores resultados.

Entretanto, você pode agregar valor ao seu serviço definindo um nicho de atuação e se especializando nele. Além de buscar conhecimentos práticos sobre marketing, copy e análise de dados.

A importância de iniciar como uma empresa

O gestor de tráfego por ser gestor de uma empresa (CLT) ou atuar com a sua empresa (ter um CNPJ). Atualmente a prática mais comum no mercado é o gestor ter a sua empresa e assim prestar serviço para vários clientes simultaneamente – aumentando seu leque de faturamento.

Ao iniciar desde sempre o trabalho com a sua empresa aberta, você evita problemas a longo prazo com a Receita Federal. Eliminando possíveis multas ou problemas com pagamentos de impostos. Além de que, enquanto as alíquotas na CLT chegam a mais de 27,5%, no CNPJ podem chegar a apenas 6% com a estratégia personalizada que o Grupo Prímor desenha para você. Fale conosco.

Tenha o seu negócio sendo um gestor de tráfego

Como falamos anteriormente, o gestor de tráfego pode atuar como CLT em alguma empresa ou ter a sua própria. É claro que na segunda opção o leque para atuação é maior. Sendo assim, seu faturamento é proporcional.

A maioria das empresas digitais buscam por freelas ou prestadores de serviços. E estão com orçamento disponível para investir nessa área. Por isso, formalize o seu negócio e abra a sua empresa. O gestor de tráfego não pode ser MEI, mas nós do Grupo Prímor vamos montar a melhor estratégia de tributação. Para que assim você pague menos impostos e atue dentro da lei.

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