Por que abrir uma MEI?

São muitos os mistérios e mitos que fazem as pessoas se perguntarem porque abrir uma MEI? Neste artigo queremos esclarecer para você os principais pontos sobre a abertura da sua MEI.

Acompanhe até o final e saiba como iniciar sua MEI, boa leitura!

O que é uma MEI?
O primeiro ponto a se dominar nesse assunto é que o MEI é um formato tributário que visa formalizar profissionais que antes atuavam na informalidade, como objetivo de regular as atividades que são permitidas.

Ao abrir uma MEI um profissional autônomo passa a possuir um CNPJ, contribuição com INSS, e tudo isso de forma diferenciada, com impostos menores, que beneficiam e favorecem o Microempreendedor individual.

Anualmente o governo revisa as atividades que são permitidas ao Mei, vale ressaltar que nem todos podem ser MEI, e apesar de ser possível abrir o MEI sozinho é altamente recomendável que se tenha o auxílio de um Contador especializado, para que possa iniciar sua operação sem riscos de problemas futuros.

Quando devo abrir uma MEI?
Cada situação possui uma análise, entretanto é necessário entender alguns pontos mínimos, como entender que existem obrigações, e situações a se analisar, vamos a alguns pontos que podem lhe ajudar.

Observar primeiro se há determinação sua em seguir as atividades por um período superior a 30 dias;
Verificar se a atividade é permitida no MEI;
Estudar o Mínimo de gestão financeira, se engana quem acredita que o Mei não precisa de gestão;
Ter ferramentas de controle financeiro e previsão de receitas e despesas;
Desejo real de empreender e crescer.
Leia também: Empreendedorismo digital: 5 passos para ter um negócio online

Quais as limitações do MEI?
Muitas empreendedores iniciam como MEI e conseguem alavancar seus negócios rapidamente, apesar do Mei possuir benefícios ele também possui limitações, vamos a elas:

Faturamento limitado a 81 mil anuais, no primeiro ano observar regra de proporção;
Número de funcionários limitado a apenas 1;
Falta suporte direto para MEI;
Limitações de crédito junto a bancos e fornecedores.

Leia também: Me formei! Como entrar no mercado de trabalho?

Por que procurar um contador?
Apesar do MEI não ser obrigado a fazer contabilidade regular existe uma série de benefícios em estar próximo ao profissional contador, além das regras legais, limites, notas fiscais, entre outras o contador que possui um perfil consultivo lhe ajudará a pensar os rumos do seu negócio, ajudará a controlar suas finanças e estratégias.

Aqui no grupo Prímor possuímos profissionais especialistas em MEI e contamos com planos gratuitos para ajudar seu negócio crescer.

Conheça nossos planos para mei e receba materiais e planilhas que irão lhe ajudar a iniciar e estruturar o seu negócio!

Ficou com alguma dúvida, ou precisa declarar? fale agora mesmo com nossa equipe e faça tudo sem sair de casa, de forma rápida e segura com profissionais que entendem do assunto.

Você pode contar com a nossa equipe! Estamos sempre à sua disposição para tornar a sua rotina tributária ainda melhor, estamos aqui para somar.

Nós somos Prímor Inteligência Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.